segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conhecendo um pouco da história da professora Carolina Dantas

Carolina Amália Saraiva de Souza Dantas Forbes nasceu no Rio de Janeiro em 13 de junho de 1884, filha do médico Francisco Borges de Souza Dantas e de sua mulher Maria da Conceição Saraiva de Souza Dantas.
Quando Carolina nasceu seu avô o Senador Dantas, chefe do Partido Liberal e líder dos abolicionistas brasileiros, era o Primeiro Ministro do Governo, sua família da aristocracia dos senhores era baiana dos dois lados, mas devido à proeminência política do seu avô paterno, na época de seu nascimento, seus pais moravam na Corte.
Com o fim do Império, seu pai tornou-se fazendeiro de café nas novas terras de São Paulo, em Tambaú. Lá, depois de alguns poucos anos, os azares da sorte e as turbulências do mercado fizeram com que ele perdesse seu patrimônio hipotecado aos bancos.
Foi em Santos, na então longínqua área da Ponta da Praia, reduto residencial de estrangeiros que Carolina, então já com 26 anos, encontrou seu futuro marido , o escocês Charles Alexander Forbes, deste casamento resultaram cinco filhos. Entretanto por volta de 197 o escocês Forbes foi chamado a lutar por sua pátria nos campos sangrentos da França, nas trincheiras da Grande Guerra. Sozinha e desprovida de meios de subsistência, Carolina resolveu ser professora para criar os seus pequenos. Tornou-se então e pelos 30 anos seguintes professora de português, francês e inglês de vários colégios em Santos, tendo fundado o famoso Colégio Anglo Americano. Seu filho Charles , foi por duas vezes Prefeito de São Vicente.
Carolina teve 19 netos que até hoje veneram a sua memória e o seu exemplo de mulher brasileira altiva, que soube suplantar as muitas dificuldades da vida com sua crença no valor soberano da educação. ( notas biográficas enviadas pelo Sr.Geraldo de F.Forbes, neto da Profª Carolina Dantas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário